TFAfro, o grupo de afinidade racial de TozziniFreire Advogados

Publicado em 08 de Maio de 2019 em Podcasts

Em evento realizado em São Paulo e com transmissão ao vivo para as demais unidades de TozziniFreire, foi lançado oficialmente o nosso grupo de afinidade racial, o TFAfro. Com abertura do CEO Fernando Serec, o encontro teve a apresentação do grupo pelo sócio Kenneth Ferreira e palestra da advogada Sheila Carvalho, coordenadora de Projetos de Direitos Humanos no Instituto Ethos. "A diversidade e a inclusão são pontos de destaque dentro dos valores do nosso escritório. O diálogo em favor da equidade racial não é apenas importante, mas necessário", destacou Fernando Serec.

O objetivo do TFAfro é discutir a discriminação racial e a pequena participação de negros no mercado jurídico, propor ações que possam alterar esse cenário e que promovam a inclusão e o crescimento de profissionais negros no Direito empresarial, e compartilhar experiências no ambiente de trabalho. "É muito gratificante estar num lugar como TozziniFreire, em que a questão racial é discutida genuinamente", afirmou o sócio Kenneth Ferreira.

A criação do TFAfro nasce de uma série de trabalhos que vêm sendo desenvolvidos há mais de um ano dentro do grupo TFDiversidade. TozziniFreire promoveu debates a respeito da equidade racial em escritórios de advocacia e colocou em prática ações de inclusão. Entre elas, o apoio ao Incluir Direito: uma iniciativa do CESA, do Instituto Presbiteriano Mackenzie e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que visa desenvolver uma atuação coerente e afirmativa que contribua para a redução das desigualdades e da discriminação em escritórios. Também somos membros da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero e participamos ativamente da criação da Aliança Jurídica pela Equidade Racial, grupo composto por oito grandes escritórios de advocacia do Brasil e pela FGV Direito-SP.
 

O TFDiversidade e grupos de afinidade

Um grupo de afinidade reúne pessoas em torno de um tema específico, com um objetivo comum. Em geral, esses grupos se formam dentro da organização para tratar de questões de diversidade e impulsionar a mudança interna da cultura empresarial, propondo e desenvolvendo ações voltadas à conquista de determinadas metas.

Em TozziniFreire já temos um grupo dessa natureza: o TFAffinity. Ele existe desde 2017 para discutir e colocar em prática iniciativas voltadas à inclusão do público LGBTI+.

 

Quer saber mais sobre as iniciativas sociais de TozziniFreire? Acesse tozzinifreire.com.br/noticias/tozzinifreire-apresenta-tfinclusao.

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos assuntos relevantes do direito