A área de Governança Corporativa é inter e multidisciplinar por natureza. Por ser um sistema de relacionamentos de longo prazo, cada vez mais necessário e estratégico para qualquer organização que busca ser perene e diferenciada no mercado em que atua, ela tem diversas relações com outros ramos do Direito (societário, contratual, compliance e mercado de capitais), bem como pressupõe conexões com outras áreas do conhecimento humano, tais como administração de empresas, economia, finanças e gestão de pessoas. Em suas dimensões estrutural, procedimental, pessoal e cultural, sistemas de governança corporativa sempre estão em constante aprimoramento, respondendo tanto a crises empresariais quanto a desafios de constituição, financiamento e expansão que as organizações possuem, justamente para recuperar ou aprimorar sua credibilidade perante seus públicos interessados (stakeholders).
A equipe multidisciplinar de Governança Corporativa de TozziniFreire oferece os seguintes serviços:
• Assessment de Governança/ESG, tanto em aspectos formais quanto materiais, incluindo a revisão, sugestão e implementação das medidas e mecanismos internos;
• Responsabilidade de administradores tanto em perspectiva preventiva quando remediativa;
• Auxílio na preparação para IPOs, ofertas públicas, combinações de negócios e demais operações de mercados financeiro e de capitais;
• Implementação de Secretaria de Governança (Governance Officer);
• Avaliação, apoio e assessoria a comitês de assessoramento e a Conselhos de Administração;
• Consultoria e treinamentos em Governança Corporativa, aspectos societários e contratuais de combinações de negócios e Direito Societário.
Nosso time presta assessoria estratégica a conselhos, comitês e empresas, bem como os demais órgãos de assessoramento, em assuntos de governança corporativa, além de atuar em processos que envolvem auditoria e questões anticorrupção. Além disso, participamos de diversos foros de discussão e de entidades representativas sobre o assunto, tais como IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e IBRADEMP (Instituto Brasileiro de Direito Empresarial), fomentando estudos e discussões para o desenvolvimento do tema.