Responsabilidade pessoal e criminal de diretores e administradores por débitos tributários

Publicado em 22 de Março de 2024 em Imprensa

Sócios da área de Tributário e de Penal Empresarial de TozziniFreire debatem a responsabilização da pessoa física de diretores e administradores em razão de débitos tributários das empresas

 

TozziniFreire promoveu no dia 20 de março, em sua sede em São Paulo, o evento “Responsabilidade pessoal e criminal de diretores e administradores por débitos tributários”, com a participação dos sócios Fernanda Pazello e Thiago Medaglia, da área de Tributário, e Isadora Fingermann, da área de Penal Empresarial.

 

Para introduzir o tema, que é fonte de justificável preocupação entre diretores e administradores de empresas, Thiago Medaglia explicou como funciona o ciclo do contencioso tributário, apresentando a cronologia e as instâncias envolvidas em cada uma de suas etapas. Em seguida, trouxe uma linha do tempo do cenário político e das alterações legislativas dos últimos 10 anos, que revelam o cenário hoje vivido pelos diretores e administradores, em que condutas tributárias são criminalizadas como forma de aumentar a arrecadação.

 

De maneira clara e objetiva, Thiago e Fernanda Pazello dividiram a apresentação trazendo os momentos da atribuição de responsabilidade, a legislação aplicável, os conceitos de infração à lei/simulação/fraude e excesso de poder, bem como o entendimento do Fisco, da Procuradoria e dos Tribunais Administrativo (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - CARF) e Judicial (com ênfase no Superior Tribunal de Justiça).

 

Nas conclusões, trouxeram medidas preventivas e de boas práticas para redução de riscos, fortalecimento de argumentos de defesa e estratégia a ser adotada.

 

Na sequência, a sócia Isadora Fingermann lembrou ao público que a responsabilidade criminal recai sobre pessoas físicas e não sobre as empresas, esclarecendo que deve haver uma relação direta entre uma ação ou omissão do diretor ou administrador com o resultado tido como criminoso. A parte final do encontro foi dedicada à análise do posicionamento mais atual de nossos Tribunais sobre a responsabilização criminal de diretores e administradores em casos de crimes empresariais, em especial os crimes tributários.

 

O evento teve intensa participação da plateia, que contribuiu com diversas perguntas ao longo de toda a apresentação, evidenciando a importância do tema para os profissionais responsáveis pela tomada de decisões nas empresas.

 

Confira abaixo as fotos do encontro.
 

10 Anos da Lei Anticorrupção Empresarial
10 Anos da Lei Anticorrupção Empresarial
10 Anos da Lei Anticorrupção Empresarial
10 Anos da Lei Anticorrupção Empresarial
10 Anos da Lei Anticorrupção Empresarial
10 Anos da Lei Anticorrupção Empresarial
 
 
 

Publicação produzida pela(s) área(s) Tributário, Penal Empresarial

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos assuntos relevantes do direito