Sustentabilidade

Em sintonia com a crescente necessidade de modelos corporativos que ofereçam uma alternativa sustentável de desenvolvimento, estabelecemos uma série de práticas sistêmicas relacionadas a aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

Essas iniciativas se conectam com nossa conduta de Compliance, Responsabilidade Social, Diversidade e Governança Corporativa, fatores que garantem consistência e significado ao que fazemos.

Desde 2006, TozziniFreire é associado à Society of Corporate Compliance & Ethics (SCCE), entidade norte-americana dedicada exclusivamente ao desenvolvimento dos padrões de compliance e ética, que conta com diversos membros no mundo inteiro.

Em sintonia com esse comprometimento, fomos o primeiro escritório de advocacia brasileiro a desenvolver um programa de compliance. Somamos ao código de ética da Ordem dos Advogados do Brasil o nosso próprio Código de Ética e Conduta, aplicável a todos os integrantes da organização, refletindo nossa postura frente a colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores, autoridades e sociedade em geral.

Temos um forte compromisso com a ética e a integridade na prestação de nossos serviço. O programa abrange um trabalho contínuo de conscientização de nossos advogados e colaboradores sobre a importância de uma conduta profissional ética. Realizamos workshops internos periódicos sobre o assunto, assim como treinamentos sobre questões de compliance e políticas internas, como, por exemplo, a política de privacidade do escritório. Esses princípios, englobados no programa de compliance, definem os meios pelos quais o escritório presta serviços e interage com seus públicos de relacionamento.
 

Em 2003, nasceu o Programa de Responsabilidade Social de TozziniFreire, com o objetivo de servir de instrumento para o desenvolvimento da cidadania entre jovens de baixa renda. 

A escolha desta direção em nossas atividades de responsabilidade social deu-se por acreditarmos que a Cidadania seja a expressão concreta do exercício da democracia e que se relacione diretamente com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade. 

O exercício da profissão de advogado compreende o pleno entendimento da legislação e a dedicação de esforços para que as leis sejam seguidas em favor da conformidade na dinâmica social.  Um escritório de advocacia, portanto, deve ser responsável perante a sociedade por prover e fomentar conhecimentos que permitam o exercício da cidadania. 


Grupo de Responsabilidade Social

Consciente destas responsabilidades, TozziniFreire formou o Grupo de Responsabilidade Social (GRS), com as funções principais de definir as estratégias de investimentos em Responsabilidade Social e definir as diretrizes relacionadas a esta pratica. 

Atualmente, o GRS é composto por oito sócios, além de atuação profissionalizada na coordenação e operacionalização das atividades. 

Pautado por conduta ética e transparência, as relações do GRS com os grupos que apoia são de longo prazo e igualmente já completam mais de dez anos.