A trajetória de luta por conquistas e reconhecimento da comunidade lésbica é marcada por momentos relevantes. Um desses marcos no Brasil foi a manifestação realizada em 19 de agosto de 1983, em São Paulo. Nessa data, no Ferro's Bar, localizado na Bela Vista, frequentado pela comunidade LGBTI+, um grupo de mulheres lésbicas, sob liderança da ativista Rosely Roth, realizou um protesto contra a proibição da distribuição de um jornal com pautas direcionadas à comunidade feminista e lésbica.
Esse evento é visto como a primeira grande ação organizada por mulheres lésbicas no nosso país. A proibição de circulação desse material sobre a vivência lésbica, em um espaço que era ponto de encontro da comunidade, evidenciou o caminho que precisaria (e ainda precisa) ser percorrido para coibir a violência contra mulheres lésbicas e garantir seus direitos na sociedade.
O ato realizado no Ferro's Bar impulsionou a mobilização das mulheres lésbicas por sua própria luta e evidenciou a importância de se reconhecer a complexidade das experiências de mulheres lésbicas, que envolvem diversas questões e marcadores sociais. Uma interseccionalidade na qual a orientação sexual se relaciona com questões de gênero, raça, classe, deficiência, entre outros.
A data de hoje ressalta a necessidade de se combater a lesbofobia em suas múltiplas formas, que vão de situações cotidianas vividas (como fetichização e interrogatórios sobre a dinâmica de relacionamentos lésbicos) a crimes graves, como o chamado "estupro corretivo" (violência sexual destinada a tentar modificar a orientação sexual de uma mulher) e o lesbocídio, que é o assassinato de mulheres em razão de sua orientação sexual.
Por meio de nossas iniciativas e compromissos com a diversidade, equidade e inclusão, TozziniFreire busca contribuir para a promoção de uma sociedade em que sejam respeitados os direitos e vivências de todas as populações, e em que todas as vozes da comunidade LGBTI+ sejam ouvidas. Para denúncias a crimes contra a comunidade LGBTI+, utilize o canal do Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, disque 100.