Após fechar o ano com um invejável aumento real de 16% no faturamento, os sócios do Tozzini Freire Advogados não têm dúvidas em manter para 2015 a aposta na área que mais atraiu clientes e atenção dos advogados em 2014. Juntamente com as operações de fusões e aquisições (M&A, na sigla em inglês), as áreas de compliance, trabalhista, arbitragem e concorrencial foram os destaques do escritório.
Os sinais da economia desaquecida parecem não ter se refletido na banca. Cerca de 3 mil clientes foram atendidos no ano, de acordo com o Fernando Eduardo Serec, CEO e sócio na área de arbitragem de Tozzini Freire. Casos novos foram abertos, principalmente, nas áreas de mineração, comércio exterior, compliance, oléo e gás, além nas práticas que puxaram o crescimento: arbitragem e contencioso, concorrencial, trabalhista e M&A.
Para suprir a demanda, o quadro de advogados cresceu 10% em 2014. O Tozzini ainda levou três novos sócios de outros escritórios nas áreas de concorrencial e direito imobiliário.
Em entrevista ao Jota, Fernando Eduardo Serec avaliou o ano de 2014 e falou sobre as perspectivas para 2015. Confira a entrevista abaixo.
Quais áreas registraram crescimento e garantiram o faturamento em 2014?
Todas as áreas tiveram resultados bons em 2014, com exceção da área de mercado de capitais que teve um número de casos e faturamento menor que 2013. Os destaques positivos do ano são as operações de M&A (Fusões e Aquisições), antitruste, compliance, trabalhista e arbitragem.
Grandes vitórias obtidas pela banca em 2014? E em termos de “derrotas”, quais foram as mais sentidas?
O ano foi marcado por boas operações, diversos casos novos na área de antitruste e arbitragem. Tivemos boas vitórias em processos administrativos e judiciais fiscais.
O escritório aposta em quais áreas para crescer em 2015?
Projetamos crescimento em 2015 nas áreas de corporate, compliance, antitruste, imobiliário, tributário, arbitragem, contencioso e trabalhista.
Quais os desafios da advocacia em ano de crise econômica?
Com o crescimento de complexidade das matérias, a demanda por escritórios full- serviceaumentou, com excelência no atendimento em diversas áreas especializadas e isso deve continuar. Pretendemos reforçar nossa atuação em algumas áreas que ainda podem crescer, como tributário, M&A, infraestrutura e outras. Algumas operações de M&A estão sendo estruturadas por conta de avaliação mais conservadora de valor de participação em empresas nacionais. As investigações relacionadas às áreas de antitruste e compliance tendem a aumentar ainda mais e disputas, especialmente nas áreas de M&A, também tendem a crescer. Temos que ficar atentos aos nossos custos, mas sem perder de vista alguns investimentos necessários no fortalecimento de algumas áreas do escritório.
Como analisa o mercado da advocacia hoje?
A competição continua acirrada e temos pressão grande para o aumento de custos, especialmente de pessoal e, por outro lado, pressão de corte de honorários em algumas áreas. Nossa estratégia é fortalecer o escritório, qualitativa e quantitativamente, para enfrentar a competição. Pretendemos reforçar nossa atuação em algumas áreas que ainda podem crescer como Tributário, M&A, Infraestrutura e outras.
Quais as perspectivas do escritório sobre o Judiciário em 2015?
Temos visto progressos no Judiciário, com maior celeridade na resolução dos nossos casos. Também têm sido importante o apoio que o Poder Judiciário deu nos últimos anos às formas alternativas de resolução de disputas, como a conciliação, mediação e arbitragem.
Raio X do Tozzini Freire Advogados em 2014
Crescimento: Previsão de 16% em termos reais (descontada a inflação)
3 mil clientes
75 sócios
367 advogados