````` Pular para o conteúdo principal Pular para o rodapé Abre em uma nova aba
Logo: TozziniFreire
Logo: TozziniFreire

O que você procura?

Logo: TozziniFreire
  • O Escritório

  • Nossa Atuação

  • Profissionais

  • Central de conteúdos

  • Carreiras

  • Contato

Foto: TozziniFreire Advogados recebe conferência latino-americana de proteção de dados
16/04/24

TozziniFreire Advogados recebe conferência latino-americana de proteção de dados

Tempo de leitura: 3 min

No dia 11 de abril de 2024, TozziniFreire Advogados – um dos maiores escritórios full-service do Brasil – recebeu conferência sobre os desafios de proteção de dados e conformidade na América Latina. Entre os palestrantes estavam os representantes das autoridades de proteção de dados da Colômbia e do Brasil, respectivamente, Grenfieth Sierra (Superintendencia de Industria y Comercio – SIC) e Kátia Cardoso (Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD).

O evento foi dividido em três painéis, seguido por um momento para perguntas e respostas dos participantes. Luiza Sato, sócia de TozziniFreire Advogados, e Stella Vanegas, sócia-fundadora do escritório Vanegas Morales Consultores, apresentaram o objetivo e deram início à conferência.

O painel “Incidentes de segurança da informação com efeitos multijurisdicionais” foi moderado por Mariano Peruzzotti, sócio da Ojam Bullrich Flanzbaum (Ojambf), Ignacio Salguero, encarregado de Proteção de Dados (DPO) da América Latina da Chubb, Stephan Mulders, advogado da Van Diepen, e Adriana Prado, diretora-geral da FTI Consulting, falaram sobre como as empresas podem lidar com incidentes de segurança da informação que têm consequências em vários países, com diferentes equipes que trabalham na empresa e com múltiplos requisitos legais aplicáveis.

Para o segundo painel, “Como manter um programa de privacidade uniforme, em conformidade com todas as leis aplicáveis em diferentes países”, a moderadora Luiza Sato recebeu Gina Fonseca, diretora jurídica da Avianca, María Gramaglia, vice-presidente do Conselho de Privacidade da América Latina e da América do Norte do J.P. Morgan, e Pamela Meneguetti, diretora jurídica e de Compliance da Nuvemshop. Os palestrantes falaram sobre o reconhecimento de variações nos requisitos de proteção de dados e nas perspectivas culturais, com objetivo de superar barreiras linguísticas e diferenças nas expectativas de privacidade, além de equilibrar padrões globais com obrigações de conformidade locais. Trouxeram desafios enfrentados, como qual lei é aplicada quando em voo, e quais foram as soluções que encontraram.

O terceiro painel, “Como as autoridades supervisoras da América Latina têm interagido e os desafios que enfrentam”, teve como moderadoras Caroline Rocabado, coordenadora jurídica de Proteção de Dados, Inteligência Artificial e Patentes da Dasa, e Stella Vanegas. As principais iniciativas adotadas para proteções de dados pessoais, os desafios da América Latina e como os países da região têm interagido foram comentados por Grenfieth Sierra e Kátia Cardoso.

“Foi admirável a participação da comunidade de Proteção de Dados representada por profissionais de diversos países da América Latina, incluindo as autoridades de proteção de dados do Brasil e Colômbia, unidos para discutir temas de tão alta relevância. É imprescindível trabalhar juntos e unir esforços, a fim de construir um mundo movido a dados que seja saudável, seguro e sustentável”, relata Luiza Sato.

Material produzido por:

Cybersecurity & Data Privacy

Conteúdos relacionados

Boletins

SUSEP abre Consulta Pública sobre Resolução que trata de solução de conflitos

07/10/26
Tempo de leitura: 1 min
Boletins

SUSEP abre Consulta Pública sobre operações de resseguro

05/10/26
Tempo de leitura: 1 min
sessões virtuais especiais
Boletins

STJ regulamenta sessões virtuais especiais para agravos

05/10/26
Tempo de leitura: 6 min
Artigos

Cartilha informativa – Regras Eleitorais TSE

02/10/26
Tempo de leitura: 1 min
agenda regulatória da ANPD
Artigos

Agenda regulatória da ANPD inclui iniciativas sobre fiscalização

01/10/26
Tempo de leitura: 6 min
Global Newsletter TozziniFreire
Global Newsletter
Boletins

Global Newsletter TozziniFreire

01/10/26
Tempo de leitura: 1 min

Receba nossos conteúdos

Inscreva-se na newsletter e fique por dentro das novidades

Inscreva-se
Logo: TozziniFreire
  • Quem somos
  • IBA
  • O Escritório
  • TFGlobal
  • Reconhecimentos
  • Carreiras
  • Alumni
  • 50 Anos
    • Atuação
    • Doing Business in Brazil
    • Áreas de Prática
    • Grupos Setoriais
    • Atuação Internacional
      • Publicações
      • Central de Conteúdos
        • Contato
        • Cliente
        • Assessoria Jurídica
        • Eventos e Patrocínios
        • Responsabilidade Socioambiental
        • Parcerias e Fornecedores
        • Relatório de Igualdade Salarial
        • Relatório Integrado
        • Política de Privacidade
        • Termos e Condições de Uso
        • Gerenciar cookies
          • Nossos profissionais
          • Profissionais
            • Programas
            • TFInclusão
            • ThinkFuture
              • LinkedIn da TozziniFreire Advogados
              • Instagram da TozziniFreire Advogados
              • YouTube da TozziniFreire Advogados
              • Spotify da TozziniFreire Advogados
              • X da TozziniFreire Advogados
              • Facebook da TozziniFreire Advogados

              © 2026 TozziniFreire Advogados. Todos os direitos reservados.

              Começar

              Fique por dentro dos assuntos mais relevantes do Direito.

              Personalize suas preferências para receber conteúdos, análises e atualizações sobre os temas que impactam seus negócios.

              Etapa 1 de 3
              Alumni - Contato
              Autorização de dados *

              TozziniFreire Advogados recebe conferência latino-americana de proteção de dados Desk

              Leia mais

              Para contato com nosso time de imprensa, acessar os seguintes canais:

              E-mail
              tozzinifreire@agenciafr.com.br

              Telefone
              Fernando Rubino – (11) 98268-2838
              Daniela Ribeiro – (11) 99664-3441
              Martha Alves – (11) 98903-3118

              Apresente sua empresa e serviços. Preencha o formulário para iniciar o contato.

              Contato - Parcerias e Fornecedores

              Apresente sua empresa e serviços. Preencha o formulário para iniciar o contato.

              Contato - Responsabilidade Socioambiental

              Envie sua proposta ou convite para avaliação da nossa equipe

              Contato - Eventos e Patrocínios