````` Pular para o conteúdo principal Pular para o rodapé Abre em uma nova aba
Logo: TozziniFreire
Logo: TozziniFreire

O que você procura?

Logo: TozziniFreire
  • O Escritório

  • Nossa Atuação

  • Profissionais

  • Central de conteúdos

  • Carreiras

  • Contato

Foto: Banco Central publica regulamento do projeto-piloto do real digital
28/03/23

Banco Central publica regulamento do projeto-piloto do real digital

Tempo de leitura: 4 min

O Banco Central do Brasil (BCB) publicou, em 27 de abril de 2023, a Resolução BCB nº 315, que institui o Comitê Executivo de Gestão (CEG) do Projeto-Piloto da Plataforma do Real Digital (Piloto RD) e aprova o regulamento do Piloto RD.

Em fevereiro deste ano, o BCB já havia revisado as diretrizes do real digital e, em março, um projeto-piloto havia sido iniciado em alinhamento às diretrizes atualizadas, com os primeiros testes de uma plataforma para operações com o real digital. Em abril, o BCB organizou o “Workshop do Piloto RD” para debater as premissas do Piloto RD, com entidades representativas do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e do Sistema de Pagamentos Brasileiro, representantes de outras agências reguladoras e imprensa.

Destacamos abaixo alguns enfoques apresentados no Regulamento do CEG e no Regulamento do Piloto RD dispostos, respectivamente, no Anexo I e no Anexo II à Resolução BCB 315:

  1. Comitê Executivo de Gestão

O CEG possui natureza deliberativa e atribuições específicas para a governança e execução dos trabalhos do Piloto RD.

Nos termos do Regulamento do CEG, este será composto por servidores indicados de cada uma das seguintes unidades: (i) Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban); (ii) Departamento de Tecnologia da Informação (Deinf); (iii) Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab); (iv) Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor); e (v) Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem), sendo que o coordenador do CEG será apontado pelo chefe do Deban, escolhido entre um dos membros titulares dessa unidade.

O CEG deverá, em até 60 dias da conclusão das atividades abrangidas no escopo do Piloto RD, apresentar à Diretoria Colegiada relatório final do Piloto RD e proposta de encaminhamento de suas atividades subsequentes. O relatório deve ser submetido à Procuradoria-Geral do Banco Central (PGBC), para análise dos aspectos jurídicos, em até 15 dias antes do final do prazo de apresentação do relatório à Diretoria Colegiada.

O CEG receberá, entre os dias 2 e 12 de maio, as propostas de entidades interessadas em participar do Piloto RD.

  1. Projeto-Piloto da Plataforma do Real Digital

O Piloto RD é um ambiente de testes estruturado de maneira conjunta e colaborativa entre os seus participantes e funciona em ambiente de desenvolvimento ou homologação, sem envolver transações reais.

O regulamento do Piloto RD estabelece as regras e os procedimentos para o funcionamento do Piloto RD, sob a coordenação do BCB. Além disso, disciplina a seleção, as obrigações decorrentes da participação e a exclusão de participantes do Piloto RD.

Podem participar do Piloto RD instituições autorizadas a funcionar pelo BCB que tenham capacidade de testar as transações de emissão, de resgate ou de transferência de (i) Moeda Digital de Banco Central (CBDC); e (ii) as representações digitais (tokens) de (a) Depósitos Bancários à Vista (DVt); (b) Moeda Eletrônica (MEt); e (c) Títulos Públicos Federais (TPFt), bem como os fluxos financeiros decorrentes de eventos de negociação, quando aplicável ao ativo financeiro sujeito ao teste.

A quantidade de participantes no Piloto RD é limitada a 10 instituições, selecionadas de acordo com critérios e procedimentos previstos no Regulamento do Piloto RD. Servidores de outros órgãos e entidades reguladores do SFN poderão participar do Piloto RD como observadores, a exclusivo critério do CEG e por meio de convite de seu coordenador.

O Piloto RD tem como propósito validar a utilização de uma solução de Tecnologia de Registro Distribuído (DLT), na plataforma Hyperledger Besu, avaliando a programabilidade com ativos financeiros e a capacidade de observância às exigências legais e regulatórias, principalmente em relação à privacidade das informações de indivíduos e demais envolvidos nas transações e sua viabilidade tecnológica.

Caberá ao CEG decidir sobre as situações não previstas no Regulamento do Piloto RD.

  1. Entrada em vigor

A Resolução BCB nº 315 entrou em vigor na data de sua publicação, em 27 de abril de 2023.

 

Material produzido por:

Mercado de Capitais

Conteúdos relacionados

Boletins

SUSEP abre Consulta Pública sobre Resolução que trata de solução de conflitos

07/10/26
Tempo de leitura: 1 min
Boletins

SUSEP abre Consulta Pública sobre operações de resseguro

05/10/26
Tempo de leitura: 1 min
sessões virtuais especiais
Boletins

STJ regulamenta sessões virtuais especiais para agravos

05/10/26
Tempo de leitura: 6 min
Artigos

Cartilha informativa – Regras Eleitorais TSE

02/10/26
Tempo de leitura: 1 min
agenda regulatória da ANPD
Artigos

Agenda regulatória da ANPD inclui iniciativas sobre fiscalização

01/10/26
Tempo de leitura: 6 min
Global Newsletter TozziniFreire
Global Newsletter
Boletins

Global Newsletter TozziniFreire

01/10/26
Tempo de leitura: 1 min

Receba nossos conteúdos

Inscreva-se na newsletter e fique por dentro das novidades

Inscreva-se
Logo: TozziniFreire
  • Quem somos
  • IBA
  • O Escritório
  • TFGlobal
  • Reconhecimentos
  • Carreiras
  • Alumni
  • 50 Anos
    • Atuação
    • Doing Business in Brazil
    • Áreas de Prática
    • Grupos Setoriais
    • Atuação Internacional
      • Publicações
      • Central de Conteúdos
        • Contato
        • Cliente
        • Assessoria Jurídica
        • Eventos e Patrocínios
        • Responsabilidade Socioambiental
        • Parcerias e Fornecedores
        • Relatório de Igualdade Salarial
        • Relatório Integrado
        • Política de Privacidade
        • Termos e Condições de Uso
        • Gerenciar cookies
          • Nossos profissionais
          • Profissionais
            • Programas
            • TFInclusão
            • ThinkFuture
              • LinkedIn da TozziniFreire Advogados
              • Instagram da TozziniFreire Advogados
              • YouTube da TozziniFreire Advogados
              • Spotify da TozziniFreire Advogados
              • X da TozziniFreire Advogados
              • Facebook da TozziniFreire Advogados

              © 2026 TozziniFreire Advogados. Todos os direitos reservados.

              Começar

              Fique por dentro dos assuntos mais relevantes do Direito.

              Personalize suas preferências para receber conteúdos, análises e atualizações sobre os temas que impactam seus negócios.

              Etapa 1 de 3
              Alumni - Contato
              Autorização de dados *

              Banco Central publica regulamento do projeto-piloto do real digital Desk

              Leia mais

              Para contato com nosso time de imprensa, acessar os seguintes canais:

              E-mail
              tozzinifreire@agenciafr.com.br

              Telefone
              Fernando Rubino – (11) 98268-2838
              Daniela Ribeiro – (11) 99664-3441
              Martha Alves – (11) 98903-3118

              Apresente sua empresa e serviços. Preencha o formulário para iniciar o contato.

              Contato - Parcerias e Fornecedores

              Apresente sua empresa e serviços. Preencha o formulário para iniciar o contato.

              Contato - Responsabilidade Socioambiental

              Envie sua proposta ou convite para avaliação da nossa equipe

              Contato - Eventos e Patrocínios