Investimentos Sustentáveis e de Impacto

O grupo multidisciplinar de Investimentos Sustentáveis e de Impacto (Sustainable and Impact Investing) de TozziniFreire reúne profissionais apaixonados por investimentos, negócios e projetos sustentáveis capazes de gerar impacto socioambiental positivo. Devido à abrangência dos investimentos sustentáveis e de impacto, o grupo tem uma composição multidisciplinar.

Dentre os casos já assessorados pelo escritório, destacam-se inúmeros green bonds, além da primeira oferta pública de debêntures sociais (social bonds) no Brasil, relacionada ao Programa Vivenda, que tem como propósito financiar as famílias das comunidades de baixa renda onde o Programa Vivenda atua. A expectativa é que tal iniciativa impacte positivamente a vida de mais de 32 mil pessoas, ao longo de cinco anos. Essa operação foi premiada em 2018 como prática inspiradora do concurso “La Vivienda en el Centro de la Nueva Agenda Urbana”, organizado pela ONU-HABITAT. Também assessoramos a primeira oferta pública de debêntures sustentáveis (sustainable bonds) no Brasil para a Faro Energy.

Ainda, assessoramos a primeira plataforma online de investimento em negócios de impacto socioambiental do Brasil para a SITAWI, que foi premiada com o “Environmental Finance Impact Initiative of the Year (Latin America and Caribbean) Awards 2020”. Durante a pandemia da COVID-19, assessoramos (i) o Sistema B na estruturação do CoVida20, um programa que oferece empréstimos com juros menores e condições de pagamento mais flexíveis para pequenos negócios de impacto socioambiental que estejam comprometidos com a manutenção de emprego, e (ii) o “Programa de Crédito Retomada”, um programa de empréstimo que oferece taxas de juros mais baixas para apoiar pequenas e médias empresas (PMEs), por meio de Fintechs e um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), que foi idealizado pelo SEBRAE-SP.

Sócios

« Voltar