Investimentos Sustentáveis e de Impacto

O grupo multidisciplinar de Investimentos Sustentáveis e de Impacto (Sustainable and Impact Investing) de TozziniFreire reúne profissionais apaixonados por investimentos, negócios e projetos capazes de gerar impacto socioambiental positivo.

Devido à abrangência dos investimentos sustentáveis e de impacto, o grupo tem uma composição multidisciplinar, integrada por profissionais altamente qualificados nas áreas de mercados financeiro e de capitais, fundos de investimento, terceiro setor, endowments, filantropia, ambiental, mudanças climáticas, governança corporativa, direitos humanos, inovação, societário, compliance, tributário, trabalhista e relações governamentais, que combinam capacidade técnica e propósito de gerar impacto positivo nas comunidades em que atuam, oferecendo aos nossos clientes uma gama completa de serviços.

Mais uma vez, TozziniFreire é pioneiro entre os escritórios full-service brasileiros ao criar um grupo dedicado exclusivamente aos investimentos sustentáveis e de impacto. TozziniFreire também foi pioneiro na implantação de políticas internas de diversidade, responsabilidade social, pro bono e compliance, bem como de seu código de ética, e desde a fundação, ciente da sua responsabilidade, promove ações em prol da participação consciente do indiví­duo na sociedade. Tais ações se multiplica­ram e a atuação social do escritório se consolidou em iniciativas cada vez mais abrangentes. Por isso, reafirmando seus valores, em 2017, TozziniFreire assinou o Pacto Global da ONU – iniciativa para engajar empresas na ado­ção de princípios fundamentais relativos a direitos humanos, cidadania e sustentabilidade.

Dentre os casos já assessorados pelo escritório, destaca-se a primeira oferta pública de debêntures sociais (social bonds) no Brasil, relacionada ao Programa Vivenda. Essa iniciativa pioneira foi integralmente assessorada em caráter pro bono por TozziniFreire. Os recursos captados através dos social bonds tem como propósito financiar as famílias das comunidades de baixa renda onde o Programa Vivenda atua. A expectativa é que tal iniciativa impacte positivamente a vida de mais de 32 mil pessoas, ao longo de cinco anos. Essa operação foi premiada como prática inspiradora do concurso “La Vivienda en el Centro de la Nueva Agenda Urbana”, organizado pela ONU-HABITAT, sendo divulgada em mais de 200 países como modelo a ser seguido.

Também assessoramos, por exemplo, a primeira oferta pública de debêntures sustentáveis (sustainable bonds) no Brasil para a Faro Energy e a primeira plataforma online de investimento em negócios de impacto socioambiental do Brasil para a Sitawi.

Durante a pandemia de COVID-19, assessoramos, por exemplo, o Sistema B na estruturação do CoVida20, um programa que oferece empréstimos com juros menores e condições de pagamento mais flexíveis para pequenos negócios de impacto socioambiental que estejam comprometidos com a manutenção de emprego e renda.

Sócios

« Voltar