Governança Corporativa

Em um ambiente de negócios cada vez mais incerto, complexo e multidisciplinar, as chamadas “melhores práticas de governança corporativa” aliam os vetores da legalidade, eficiência e integridade, visando a gerar a maior legitimidade possível diante dos diversos stakeholders das organizações, sejam públicas ou privadas, independentemente de seu porte, natureza jurídica, estrutura de capital e ramo de atuação. Ao converter os princípios da transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa, os mecanismos de governança corporativa ajudam a mitigar potenciais situações de conflitos de interesse, vieses e limitações decisórias, inerentes aos tomadores de decisão de qualquer organização ou instituição.

A governança corporativa, em suas dimensões formal e material, é um constante processo de amadurecimento da organização em resposta à crescente demanda por transparência, integridade e sustentabilidade na gestão empresarial. Inclusão, diversidade e questões relacionadas ao meio ambiente, o chamado “ESG” (Environment, Social, and Governance), são temas fundamentais para a evolução do patamar dessa discussão.

TozziniFreire possui equipe multidisciplinar especializada dedicada aos mais variados tópicos de governança corporativa. Nossos profissionais atuam em diferentes projetos relacionados direta e indiretamente ao tema “governança”, cada vez mais demandados nas mais diversas situações do mundo empresarial, desde processos de sucessão familiar, passando por operações de M&A e de abertura de capital, privatização, governança de estatais, responsabilização e defesa de administradores, disputas societárias, adequação de governança em startups conforme estágios de evolução e rodadas de investimento, até mesmo assessments para a melhoria da própria gestão como um todo.  

Nosso time participa de diversos foros de discussão e de entidades representativas sobre o assunto, tais como o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e o IBRADEMP (Instituto Brasileiro de Direito Empresarial), fomentando estudos e discussões para o desenvolvimento do tema com os demais atores que defendem essa importante bandeira. Temos a expertise para auxiliar organizações privadas e públicas a identificar e mensurar o estágio de sua “governança”, avaliar potenciais riscos, sugerir medidas incrementais pontuais e acompanhar os respectivos processos de implementação em um projeto desenhado de acordo com o tamanho e a necessidade da sua organização diante dos desafios específicos que se apresentam.

Sócios

« Voltar