TozziniFreire organiza mutirão mensal para atender moradores de Heliópolis em 2019

Publicado em 26 de Abril de 2019 em Podcasts

Expectativa inicial é prestar orientação jurídica a pelo menos 80 pessoas por sábado 

TozziniFreire Advogados e a ONG UNAS, com colaboração do Instituto Pro Bono, fazem mutirão para prestar orientação jurídica à população da comunidade de Heliópolis, na Zona Oeste de São Paulo. A iniciativa, que acontecerá uma vez por mês, sempre aos sábados, na sede da UNAS, das 9h às 15h, mobiliza mais de 100 voluntários, entre advogados, equipe administrativa e estagiários. 

A primeira e a segunda ação já têm lugar e data marcados: 27 de abril, excepcionalmente no CEU Heliópolis, e 25 de maio, na sede da UNAS. Segundo Maria Elisa Gualandi Verri, sócia na área de Investimento Social Corporativo de TozziniFreire Advogados, a expectativa é receber 80 moradores por sábado, e o objetivo é orientar os interessados sobre seus direitos. 

“Notamos que o mutirão não foi criado para uma representação jurídica. Estaremos lá para ouvir as pessoas e sinalizar o caminho a ser tomado. Por exemplo, como funciona a lei em determinado assunto, quais os documentos necessários, que órgão essa pessoa deve buscar, se deve procurar a defensoria pública, enfim, é um direcionamento importante que leva orientação jurídica e informação à população”, explica Maria Elisa.

Ao chegar ao mutirão, a pessoa – ou a família – será recebida para fazer uma triagem inicial e então seguir para uma orientação com foco na questão que deseja abordar. Para realizar esse atendimento, os advogados receberam um treinamento especial em São Paulo para, da forma mais clara possível, fazer o acolhimento de quem procurar orientação.

Segundo as organizações envolvidas no projeto – TozziniFreire e UNAS –, Heliópolis foi escolhida por ser uma das maiores comunidades de São Paulo. A ação conta também com a colaboração de voluntários de escritórios parceiros.

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos assuntos relevantes do direito