Notícias, artigos e boletins

« Voltar

13 de Novembro de 2018

TozziniFreire lança ThinkFuture, a primeira iniciativa estruturada de inovação de um escritório de advocacia full-service no Brasil

O projeto foi desenvolvido de acordo com benchmarking de tendências internacionais e consolida a prática tecnológica do escritório

Startups, inteligência artificial, criptografia, blockchain, coworkings e fintechs são termos já presentes nos mercados globais, que, pouco a pouco, foram se estabelecendo no Brasil e criando tendências em áreas tradicionais como a do Direito.

Com uma trajetória marcada pelo pioneirismo de suas iniciativas, inclusive na prestação de serviços jurídicos relacionados ao ambiente de tecnologia e empreendedorismo por meio da cooperação com aceleradoras, fundos de capital, universidades, entre outros, TozziniFreire lança o ThinkFuture, o primeiro projeto estruturado de inovação implementado por um escritório full-service no Brasil.

Segundo Fernando Serec, sócio e CEO de TozziniFreire, o ThinkFuture foi desenvolvido de acordo com o benchmarking de tendências internacionais e consolida a prática tecnológica do escritório. “TozziniFreire dá um passo firme em direção à transformação digital do Direito e ao futuro da prestação de serviços jurídicos”, diz Serec.

O escritório mira, com a iniciativa, aprofundar seu relacionamento com lawtechs para a utilização de tecnologias de ponta úteis na prestação de seus serviços, ampliar o engajamento de seus colaboradores nas ações que envolvem tecnologia e manter as iniciativas de relacionamento com startups e programas de inovação aberta (open innovation).

TozziniFreire envolveu-se durante dois anos nos movimentos do mercado de inovação. Entre as iniciativas que originaram o projeto estão a utilização de estações de trabalho abertas e de salas na WeWork, a criação de quatro salas de design thinking, focadas em alternativas criativas para a resolução de casos dos clientes, e o desenvolvimento de parcerias com os principais players do ecossistema de tecnologia.

“Nosso primeiro passo foi mergulhar no mercado de inovação e tudo o que envolve esse cenário, que rapidamente passou a fazer parte da nossa rotina. Criamos o programa Smart Lawyers para colaboradores, que tem como principal ação as Smart Talks, rodas de conversa mensais que trazem novos temas jurídicos relacionados à tecnologia em um ambiente informal”, revela Victor Fonseca, especialista de inovação e responsável por coordenar o ThinkFuture.

Além do ThinkFuture, TozziniFreire apresenta a área de Tecnologia e Inovação, composta por uma equipe multidisciplinar liderada por 10 sócios de diferentes práticas, como Societário, Fusões e Aquisições, Contencioso, Mercado de Capitais, Cybersecurity & Data Privacy, Compliance, Propriedade Intelectual, Trabalhista e Tributário.

“Estamos há 42 anos no mercado e somos referência em diversas áreas do Direito. Agora o foco é fortalecer nossa característica de referência jurídica também nos assuntos que

 

« Voltar